Oferecer produtos ou serviços de qualidade acompanhados de um bom atendimento é o básico para se manter no mercado. Para encantar o cliente fazendo com que ele lembre da sua marca quando precisar comprar novamente, ou mesmo indique sua empresa para outras pessoas é um desafio que requer a construção e um relacionamento.
Ao buscar essa construção, a empresa aumenta a possibilidade de fidelizar seus consumidores, para que haja a manutenção do negócio de forma positiva e diferenciada. Para ser lembrada, a empresa precisa mais que atender bem, é necessário estar bem posicionada dentro do segmento em que atua e realizar um bom marketing, para ser facilmente lembrada.
Veja a seguir, 10 estratégias do como fazer sua empresa ser sempre lembrada pelo cliente em potencial:
1 – Presenteie: Todo mundo gosta de ser surpreendido com coisas agradáveis. Brindes sempre agradam, mesmo que sejam simples. Pode ser uma caneta ou algo personalizado.
2 – Padronize: Defina padrões para sua marca, desde as cores da marca até o atendimento. Assim fica mais fácil lembrar da sua marca, tanto de forma física quanto virtual.
3 – Conheça a dor do cliente: Sabendo onde exatamente é a “dor” de seu cliente, sua loja pode diferenciar-se da concorrência, além de ser lembrada por isto, fazendo do ambiente de negócios, um local acolhedor, próspero para a realização de novas transações.
4. Cuide do visual da marca:
Boa parte das marcas mais memoráveis que lembramos, têm uma coisa em comum: parecem profissionais e experientes porque têm um logotipo bem desenhado e uma estética visual consistente, pois imagem importa sim e fica na memória.
5. Utilize e-mail marketing e redes sociais
A maioria dos visitantes não comprará a primeira vez que ouvir falar na sua marca, mas ao longo do processo de conhecimento. Se você puder capture e-mails de seus prospects e adicione nas redes sociais, assim você terá oportunidade de direcioná-los ao seu site e loja virtual, para que possam ter uma visão mais próxima de seus produtos.
6. Gere emoções
Não há melhor maneira de fazer sua marca se destacar do que ganhando a empatia de seu público. Conectar as pessoas de forma emocional é uma boa maneira de conseguir isso. Crie memórias afetivas, se diferenciando dos demais e será lembrado.
7. Crie conteúdo útil
Ao concentrar esforços em marketing de conteúdo e responder questões que resolvem problemas das pessoas você gera um vínculo e as pessoas passam a lhe procurar para obter mais conteúdo relevante.
às perguntas das pessoas e realmente ajudá-las, você obterá visitantes recorrentes em seu site, aumentando o reconhecimento de sua marca. Use ferramentas gratuitas como Responder ao Público para descobrir o que seu mercado-alvo está procurando no Google. Em seguida, crie conteúdo que resolva seus problemas.
8. Organizar eventos
Podem ser lives ou jornadas virtuais e quando possível, eventos presenciais. Os eventos devem imergir as pessoas na cultura da sua empresa. Você torna esses eventos memoráveis ao agregar valor instantâneo aos participantes.
9. Otimize suas mídias sociais
Nunca foi tão essencial ter uma presença consistente nas redes sociais. Postar fotos de bastidores, com ações simples e cotidianas da sua empresa costuma engajar e manter a marca na lembrança das pessoa.
10- Mostre seus valores
Os consumidores desenvolvem afinidade por marcas que compartilham o mesmo conjunto de valores. Então divulgue ações relevantes que sua marca faz na comunidade onde atua.
10. Seja uma marca multicanal
Estudos de marketing mostram que quanto mais locais a marca aparecer mais chances ela tem de ficar na memória das pessoas e comprar. Implemente uma estratégia de visibilidade integrada: o conteúdo do seu site, blogs, duas a três redes sociais e blogging em outros sites onde seu público está, construção de lista de e-mail e envio de newsletters, vídeos e conteúdo visual off, entre outros.