No Brasil, por exemplo, esta data é comemorada no dia 12 de junho. O motivo? Porque o dia 12 de junho é a véspera do Dia de Santo António – o Santo Casamenteiro. Assim, o Dia de São Valentim (o Santo dos Namorados) é comemorado um dia antes da festa dedicada ao Santo do Casamento.
Sabe qual é o presente mais comum na Alemanha, no Dia dos Namorados? Um porco! Ou melhor um “Glücksschwein” (tradução: porco da sorte). Esta escolha até pode parecer estranha, mas a verdade é que os alemães acreditam que este animal simboliza a sorte e a luxúria. Mas não se preocupe! Quando falamos em porco não estamos a dizer que é obrigatório oferecer mesmo um porco. Pode ser um objeto com a forma deste animal, um desenho, uma fotografia, etc.
No País de Gales, as flores e os chocolates não são propriamente as prendas ideais para o homem oferecer à sua amada. A prenda ideal é uma “colher do amor”. E se pensa que esta colher é sinónimo de um presente simples e banal está muito enganado! Estas “colheres do amor”, para além de serem bastante trabalhadas, apresentam pormenores únicos, com vários símbolos e padrões com diferentes significados.