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Passo a passo para fazer uma boa live

03 de maio de 2021 - Por Free Propaganda

Transmitir lives em plataformas como Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube é sempre uma ótima maneira de promover sua marca e gerar autoridade para sua empresa, aumentando as possibilidades de negócio. Mas, se você ainda não se sente preparado, continue lendo este post, que temos dicas para você arrasar nas suas lives!          

Para fazer uma live profissional, tudo começa com a escolha do tema e um bom planejamento. Anote ideias e escolha o assunto que mais domina. Identifique algo que pode gerar valor para as pessoas que já te seguem e para o público que você quer chamar atenção.

Planejamento: A live precisa ter começo meio e fim. Defina uma pauta, como se fosse uma palestra e  escolha temas que podem aumentar sua conexão com as pessoas. 

Abertura da live: Inicie se apresentando e falando qual o seu propósito com a live.  Resuma sua trajetória profissional e quebre o gelo comentando alguma informação atual que tenha a ver com o seu segmento de atuação.

Para segurar a audiência até o final interaja com as pessoas, responda comentários e avise que terá sorteio, brindes ou mesmo uma surpresa no final da live.

No meio da live, é onde está o conteúdo mais relevante. Liste as 10 maiores dúvidas que seu clientes potenciais podem ter sobre o assunto escolhido. Pense em perguntas que seus clientes fazem no momento da compra. Responda às perguntas naturalmente, esteja preparado para improvisar e seja espontâneo. Você também pode definir um único objetivo, levantando um problema, para o qual você vai trazer a solução e discorra sobre o tema. 

Encerramento e despedida: você pode responder perguntar e interagir com as pessoas, para ser simpático, agradecer a todos pela participação e anunciar quando acontecerá a próxima live. Pode convidar as pessoas a visitarem o seu site para saber mais sobre este assunto.

Cronograma de lives

Após a primeira live, você já tem uma base para as próximas e pode criar uma agenda de lives, com uma por semana ou a cada duas semanas. Para dar sequência a suas lives continue lendo este post e aproveite as dicas a seguir:

Audiência/público: Conhecer sua audiência e saber o que eles pensam é uma das regras fundamentais da comunicação, mesmo que inicialmente sejam poucas pessoas. Identifique com quem você pretende fazer negócios e se conecte a essas pessoas com assuntos que podem interessa-los. Com este ponto em mente faça um cronograma de assuntos para tratar nas próximas semanas, pensando em trazer uma experiência interessante para quem lhe assistir.  

Convidados: convite pessoas da sua área ou especialistas que dominam o assunto para participar da live com você. Alinhe com o convidado os assuntos que serão abordados e quem poderá falar mais sobre cada tema. Você pode convidar influencers para participar, seja dividindo a tela com você ou pelos comentários. A live pode ter mais de um convidado, para aumentar a visibilidade.

Detalhes importantes:

Horário: Escolha um horário em que o público que você deseja atingir possa estar mais disponível.

Tempo de duração: O ideal é pelo menos 30 minutos a uma hora, mais do que eu isso pode ficar cansativo. 

Título da live: O título é como uma manchete de jornal. Você pode usar palavras chave que deseja relacionar com a sua marca, mas sem pensar em vender diretamente, pois a live é uma divulgação institucional. No caso do Instagram, você pode fixar o título da sua live nos comentários para as pessoas que entrarem, por acaso, entenderem do que se trata.  

Enquadramento e imagem: Além da sua imagem pessoal, confira o cenário  que aparece na tela. Não se preocupe em criar algo cinematográfico, mas pense em algum pequeno detalhe que tenha a ver coma sua marca, pode ser um adesivo com o logotipo ou alguma imagem que faça referência ao segmento que você vai abordar. Evite acessórios e objetos que possam desviar a atenção das pessoas.

Equipamento básico para live: celular, uma boa conexão de internet, iluminação e microfone de lapela, para garantir a qualidade da transmissão.

Suporte para interagir - Peça para uma pessoa na anotação dos comentários, no atendimento e na interação com o público. Ao final, o suporte pode te passar as perguntas mais frequentes. Algumas pessoas com mais experiências em lives conseguem interagir com o público em tempo real, mas quem está começando pode se atrapalhar com isso. Se você tiver o suporte, sua live vai ficar mais profissional.

Divulgação

Antes da live: Faça uma arte e divulgue em todas as redes sociais. Nos stories do Instagram, faça a contagem regressiva para as pessoas receberem alerta da live. Após a live, faça download e salve-a para promovê-la no feed posteriormente.

Gostou deste conteúdo? Então comece a se planejar para sua primeira live e vá em frente!

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